Sobre o site

Do endereço e do nome

    Este site é, em certo sentido, antigo. Grande parte de seu conteúdo não é nada recente: antigos blogs e sites hospedados em outros serviços já contiveram certos escritos, vídeos e boa parte do conteúdo aqui presente. Meu antigo blog se chamava Diário Filosófico; meu antigo site, professorpedroromao. Este último era hospedado no Google Sites, mas resolvi migrar todo o seu conteúdo (ou grande parte do mesmo) para cá. Aqui, resolvi nomear o site como Roman, pois assim sou conhecido em muitos meios. Quanto ao endereço, tive muitas dúvidas e fiz muitas buscas e reflexões. Como o domínio "roman.com" e derivados já existiam, resolvi procurar pelas origens de meu nome (Pedro Romão), chegando em vários termos. Tive então a ideia de colocar como endereço "romanum.com.br", mas, ao fazer um teste ao acaso, coloquei no navegador "www.romanum.com", e ele encontrou um site de conteúdo pornográfico. Não quis arriscar. Fui atrás de outros termos e acabei por optar pelos termos quase originários do nome pedro romão: petrus romanus (latim). Curiosamente, acabei por conhecer, logo que coloquei "petrus romanus" no Google, a profecia que gira em torno desse nome. Mas é o meu nome, e eu não sou papa nem pretendo sê-lo.

Dos objetivos

    Um dos objetivos primordiais que estabeleci para o site é o seguinte: expor materiais criados/produzidos por mim. Com efeito, quase 100% do material publicado no site foi produzido por mim ou é de minha autoria: textos, imagens, fotos, tutoriais em vídeo, projetos realizados etc. As exceções são poucas: apenas a parte que se refere à legislação educacional.

Do conteúdo

    O conteúdo do site é de natureza diversa: aqui pode ser encontrado pensamentos sobre assuntos diversos, material de apoio, artigos que escrevo, meus livros, fotos, imagens produzidas em programas 3D, tutoriais em vídeo acerca de softwares diversos, projetos que realizei em sala de aula, softwares que crio e desenvolvo, planilhas de cálculo etc. E esta era, com efeito, minha ideia inicial: fazer um site de professor, porém com um conteúdo que ultrapassasse os limites impostos pela especificidade da natureza de "um site de professor". Eu gosto do eclético.

Do público alvo

    Pode-se dizer que o site não tem um público alvo específico, principalmente em virtude da diversidade dos assuntos abordados. Não obstante, o site está voltado mais para quem gosta de filosofia, educação e informática. Não é um site feito para meus alunos ou para me divulgar enquanto professor de matemática.

Das implementações

    Na medida do possível, estou sempre implementando o site com novas coisas. No entanto, em virtude principalmente da falta de tempo em certos momentos, pode acontecer do site ficar algumas semanas ou até meses sem novas implementações.

Dos direitos autorais dos materiais publicados no site

    Todos os textos presentes na página "Escritos" e em todas as suas subpáginas são de minha autoria. As citações presentes nos textos são devidamente explicitadas.
    Os documentos e programas contidos na página "Downloads" e em todas as suas subpáginas não infringem em nada os direitos autorais de outrem, pois são documentos/textos lícitos, livres, e plenamente legíveis por qualquer pessoa (despidos de preconceitos, da incitação à desordem, do estímulo ao crime etc.).
    Os vídeos presentes em Tutoriais são todos, sem exceção, de minha autoria. Neles não há a utilização de material protegido por direitos autorais.
    Em relação às imagens utilizadas no site, tenho todos os direitos sobre elas, pois tratam-se de produções pessoais ou de fotos tiradas por mim mesmo ou por pessoas ligadas a mim.

Da interação com os internautas

    Os comentários foram bloqueados. O internauta que quiser comentar algo, deve ir à página "Livro de visitas", que pode ser acessada no menu principal, ou, enfim, enviar um e-mail para mim.

Updates

    Atualizações de coisas que já existem no site são recorrentes: trata-se de acréscimos, aperfeiçoamentos ou correção de falhas. Isso pode ocorrer em textos, imagens ou vídeos, e qualquer update será devidamente informado em "O que há de novo". As únicas alterações que não são comunicadas são justamente aquelas que ocorrem em "O que há de novo".
    Os updates ou atualizações são uma das características mais especiais do site. Antigamente publicava-se um livro e, se tivesse algum erro, talvez fosse corrigido numa edição futura. Com o conteúdo digital é diferente: correções podem ser feitas a qualquer hora, e esse é um tipo de atitude que tenho tomado neste site.